quinta-feira, 19 de agosto de 2010

SORVETE DE BANANA, PATÊ DE SEMENTE DE GIRASSOL E SUCO DE LIMÃO

Dudu e eu temos uma amiga que aos olhos de algumas pessoas é "diferente". Ela é vegan, não come nem usa nada de origem animal, e crudivorista prefere os alimentos crus, sem gordura, sal ou açúcar, quase nada do que ela usa é industrializado e sua dieta se baseia em legumes, verduras, frutas e sementes... Para os carnívoros e comilões como nós, fica até difícil compreendê-la no início, mas só no início... 
     
Certa vez a convidamos para passar um dia em nossa casa e minha cabeça mais uma vez entrou em parafuso tentando descobrir um prato que pudesse-mos oferecê-la. Não deu certo. Todas as receitas que me vinham à mente levavam ovos, leite, açúcar, sal, manteiga, ou eram cozidas, enfim, não conseguia pensar em nada que pudesse agradá-la.
   
Então pedi ao Dudu que ligasse pra ela e pedisse uma dica do que eu poderia fazer. Para nossa surpresa ela se ofereceu para fazer as comidas dela para que pudéssemos experimentar e ainda disse que ela mesma levaria os ingredientes. Pra nós dois foi um alívio de um lado e apreensão de outro, não parávamos de imaginar o que iríamos comer. Ela chegou com uma sacola, pediu para que colocássemos algumas coisas na geladeira e outras no freezer, e ainda trouxe aparatos culinários como um hiper super mega ultra ralador manual "made in china". Foi ai que comecei a pensar se aquilo foi uma boa idéia. Realmente não imaginava o que poderia sair daquela experiência e esse foi meu grande engano...
   
Ela já começou dizendo que nos faria um sorvete maravilhoso. Colocou bananas para congelar, depois de congeladas as bateu no processador até virar um creme da consistência de sorvete, adicionou coco ralado, castanha do pará e ameixa sem caroço, deu mais uma leve batida e pronto. Saboreamos o melhor, o mais suave e mais doce sorvete que já comemos em nossas vidas. Quem é Easy Ice com seus sorvetes italianos ou mesmo Häagen-Dazs com seus variados sabores para chegar aos pés daquela que para nós foi a melhor sobremesa natural que já comemos na vida.
   
Depois ela nos ofereceu um suco de limão, e mais uma vez eu pensei: como suco de limão??? Ela não usa mel porque vem das abelhas, não usa açúcar porque faz mal a saúde devido aos conservantes! Como vai adoçar esse suco? Putz! Quer saber como ela conseguiu nos surpreender mais uma vez? Adoçando o suco com maçãs. Espremeu os limões, colocou no liquidificador, picou algumas maçãs e bateu tudo junto ali. Senti somente o sabor bem forte e azedo do limão, a maçã realmente fez o papel do açúcar porque ficou bem docinho. Estava delicioso, completamente natural e sem conservantes.
    
No embalo do suco ela disse que faria uma espécie de patê de semente de girassol. Essa receita não me lembro como foi feita, só sei que ficou deliciosa e para comer com uma torradinha ou um pão sírio é o que há.
  
Por toda essa experiência que tivemos e pelo carinho com que foi preparado esses pratos, Dudu e eu decidimos que a partir daquele dia tentaríamos mudar um pouco nossos hábitos alimentares e desde então é o que estamos fazendo. Açúcar em sucos é quase zero, sal em comida já não uso mais, frutas, legumes e verduras entraram em nosso cardápio diário e cada dia queremos mudar mais.

Outro dia ela nos mandou uns biscoitinhos que fez... hummm, o salgadinho era o mais gostoso. Fiquei sabendo hoje que ela quer fazer esses biscoitos para vender, então se alguém se interessar em experimentar é só me dizer aqui que passo as encomendas pra ela.

Tenho um pedido a fazer a essa amiga. Se ela puder postar aqui essas três receitas e outras mais eu ficaria muito feliz. Apesar da distância e da pouca falta de comunicação, sempre penso em você e em como você, minha amiga, me ajudou e vem ajudando com suas dicas de uma vida saudável, principalmente agora nessa nova fase da minha vida.

Bjks.

Nenhum comentário:

Postar um comentário